quarta-feira, 7 de outubro de 2009

L E T R A S

Sou feliz com letras, não com números. Descobri isso ontem, ou melhor, tomei consciência e resolvi encarar o fato de frente. Sabe quando você está perdido e segue um caminho? Pois bem, dizem que quando não se sabe para onde ir, qualquer lugar serve. Tudo balela. Peguei o caminho errado quando não tinha para onde ir, e tentei, arduamente segui-lo, e em vários momentos defrontei comigo mesmo, e várias vezes entrei em crise por isso. Tentei acreditar no que estava fazendo, que eu poderia gostar do que eu fazia, mas foi tudo em vão. Tempo perdido. No intimo, sempre soube que não conseguiria ser complacente com isso até o fim dos meus dias. Você não consegue afundar uma bóia dentro do mar, pois ela sempre emerge, entende? É a mesma coisa: embora tenha havido momentos que eu tenha me esquivado sem aranhões de algumas situações, e tenha me saído realmente bem naquilo que fiz, isso tudo não é concreto e nem suficiente, nem tem força o bastante para definir quem eu sou. Segui o caminho errado durante muito tempo sem saber, fui a fundo, entrei na floresta e ela era escura, eu sentia que era fria, mas pensava que mais adiante poderia ser quente. Esperei por isso. Caminhei muito para chegar onde estou – e não havia lanterna, isqueiro, vela, nada para me mostrar o caminho que eu percorria. Tateava como podia, e sentia coisas que não definia. Em alguns momentos andei de joelhos, noutros estive de quatro como um bicho e pude sentir as pedras no chão. Também eram geladas, e ásperas. Meu Deus, sempre esteve tudo tão claro, a luz não era fator necessário, e só agora é que percebo. E, somente agora, me vem essa repentina certeza em mente de que não é aqui que devo estar. Esse não é meu lugar. Não posso mais conviver com isso; cansei de ser racional, preciso de mais irracionalidade em minha vida. Queria que todas as fórmulas matemáticas que aprendi, toda a prática em cálculos, toda destreza no uso de calculadoras e tabelas que eu tenho, fossem para o espaço, ou ao menos, desaparecem sem deixar rastro. Quero ser um tecedor de letras. E quero a pratica em criar estórias. Quero tecer as letras seguindo o fio da minha imaginação, envolvendo tudo o que julgar necessário. E formar palavras, que juntas, se transformarão em frases; e que em conjunto, terão um significado maior. Porque sozinhas não são suficientes, são fraquinhas e não se bastam, não têm o mesmo poder ou ardor. Mas em grande quantidade, as palavras são reveladoras: desmistificam mistérios, dão luz a fantasias e asas a imaginação, criam ficção, são porta-vozes de noticias, reproduzem um universo único que só existe na cabeça daqueles que ousam transferir essa realidade para o papel. Com os números não é assim, não há nada a ser revelado. Eles são muito exatos e precisos, e isso já basta para defini-los. Ruim definir algo em duas palavras. Preciso de algo com mais teor e conteúdo, não posso fazer algo definido de forma tão monótona e vulgar. Eu quero mais. Estou em busca de algo que vá além do que posso compreender, e que mesmo assim, seja motivo para eu sorrir todos os dias. Preciso de mais emoção. E também encontrar e descobrir e desvendar aquilo que ainda não conheço e não entendo, assim como um descobridor de eventos cotidianos e fatos raros. Isso sim, me soa perfeito.

2 comentários:

  1. Lindo.

    Penso que nunca somos felizes quando tentamos reprimir aquilo que nossa essência grita, o que realmente nos move... passamos por momentos em que não sabemos muito bem o que queremos, e talvez a frase "quando não se sabe para onde ir, qualquer lugar serve" se aplique bem nisso; mas sempre sabemos do que não gostamos, sentimos fundo quando damo-nos conta de que aquilo que fazemos não é o nosso lugar, e buscamos a felicidade em outros cenários.

    Fico feliz que você esteja buscando o que verdadeiramente te move. E que essa busca supra seus desejos e traga-te muita felicidade. E que essa busca seja doce.

    ResponderExcluir
  2. Nós tomamos caminhos errados para não ficar com dúvida e saber que aquela realmente não é a estrada que vai nos levar ao destino certo. E nenhum tempo é perdido tenho certeza que você aprendeu muito com números...

    E sempre é tempo de mudar e viver algo novo!!!

    Bjus.

    ResponderExcluir