segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Previsibilidade versus Gosto

Estava esses dias em um restaurante acompanhado de uma amiga e fui me servir de sobremessa. Foi só o tempo dela gritar:



- Eu não acredito que tu vai te servir de salada de frutas de novo!


- Sim, é a minha sobremessa preferida. E se não fosse salada de frutas seria gelatina...


Tive que ver um saudoso virar de olhos acompanhado de um balançar de cabeça:


- Tu é muito previsivel, sempre se serve da mesma coisa. Olha quantos doces deliciosos tem por aqui...


Ela estava certa quanto aos doces, mas errada quanto ao julgamento: Afinal, onde fica o meu livre arbitrio de escolher a minha própria sobremessa? Será que não passou pela cabeça dela que eu não possa gostar daqueles doces tanto quanto eu gosto de gelatina ou salada de frutas? Não acredito que meu caso seja de "previsão", mas sim, de "gosto". Afinal, quantas pessoas largam tudo o que estão fazendo para olhar tv? Ou melhor: quantas pessoas deixam de fazer qualquer outra coisa para ficar assistindo tv? Ou ficarem conectadas na internet, ao invés de dar um passeio num dia ensolarado? Elas não são previsiveis, mas possuem uma preferência específica. Cada um escolhe aquilo que lhe parece melhor. Por exemplo, quando vou escrever gosto de usar a fonte times (apenas ao escrever, não ao postar). Muitas pessoas que eu conheço detestam usar, mas eu prefiro. Gosto de usar porque me agrada ao escrever enxergar letras com serifas. Essa é a razão. E para esse ser o meu motivo, não é necessário que alguém sinta a mesma necessidade das serifas que eu sinto, ou consiga perceber o que eu percebo; Não é porque alguém não entende, que eu esteja dando uma falsa justificativa ou que ela não seja admissível. É como gostar de ler determinado autor, e a pessoa não compreender porque diabos você não lê aquele outro. Me entendem?


Vou continuar com a minha salada de frutas e gelatina: são mais naturais e já tenho certeza que são livres de quaisquer previsibilidades.

2 comentários:

  1. Quem teve coragem??? Mas vamos combinar que chocolate, hummm. Atrevida.

    ResponderExcluir
  2. Prezados leitores,
    Eu sou a amiga do "salada de frutas de novo"!!??
    E gostaria de esclarecer algumas coisas:
    1 - se a pessoa nunca experimenta novas coisas, sempre faz as mesmas então se tornará previsível em algun(s) momento(s).
    2 - o Lipe fica me irritando o almoço inteiro.. então eu tinha q incomodar/irritar ele de alguma forma.. e pelo jeito consegui!! hehe
    3 - Mesmo pegando sempre salada de frutas ou gelatina, ele sempre reclama.
    4 - A gelatina preferida dele é a verde, com gosto de desinfetante.
    5 - Eu continuo e vou continuar incomodando ele todos os dias!!Mas eu adoro ele!!
    Bjo pra ti Lipe!
    Débora Aquino.

    ResponderExcluir